sábado, 14 de janeiro de 2012

Pra sempre Dercy

Ola pessoas,bom eu fiz um post super bacana espero que todos gostem.Porque deste tema?Pra quem não sabe estava passando na TV um seriado de poucos capítulos intitulada Dercy de verdade.Eu acompanhei do começo ao fim,eu adorava ela,ainda adoro alias,ela não tinha medo de falar o que pensava pra todo mundo,não tinha medo de falar palavrão em publico e tal.Conhecer um pouco da historia dela pra mim foi mágico e eu adorei mesmo então por isso fiz esse post sobre ela a nossa memorável Dercy Gonçalves.


Dolores Gonçalves Costa,conhecida por todos por Dercy Gonçalves nasceu em Santa Maria Madalena no dia 23 de junho de 1907 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 19 de julho de 2008, foi uma atriz, humorista e cantora brasileira, notória por suas participações na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960. Foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos).

Vinda de uma família muito pobre,Dolores nasceu em 1905,tendo sido registrada somente em 1907.Era filha de Manoel,um alfaiate da cidade e de Margarida,uma lavadeira.Sua mãe Margarida abandonou a família de sete filhos ao descobrir a infidelidade do marido Manoel.Dolores,foi criada pelo pai que era alcoólatra e sofria muito preconceito na infância por ser chamada de negrinha por ser neta de negros.Para ajudar nas despesas da casa junto dos irmãos,foi trabalhar em uma bilheteria de cinema,assim ela assistia os filmes nas horas de serviço,aprendendo a atuar e se maquiar como uma verdadeira atriz apresentando-se em teatros improvisados para hospedes dos hotéis de sua cidade.
Aos 17 anos fugiu de casa para Macaé embaixo do vagão de um trem,arriscando a vida pelo sonho de ser uma atriz de sucesso se juntado a uma trupe teatral para trabalhar na Companhia de Maria Castro.

Em 1929 a Companhia Teatral se mudou para Minas Gerais.Fazendo teatro em Leopoldina fez dupla com Eugenio Pascoal em 1930 onde se apresentou por cidades do interior com o nome de Os Pascoalinos.
Dolores se apaixonou por Eugenio que foi seu primeiro namorado,aos 23 anos.Ela
disse em uma entrevista que foi enganada por Eugenio,que a violentou sexualmente,apos alguns anos com ele sob ameaças,eles se separaram.Mas por pena já que o mesmo estava muito doente,ela decidiu cuidar dele ate a sua morte.Ela precisava muito de dinheiro urgente e não conseguia trabalho,então uma amiga a convenceu a trabalhar numa casa como dama da noite.Seu primeiro cliente foi o exportador de café mineiro Ademar Martins Senra,que se encantou por ela,mesmo não acontecendo nada naquele dia,pois ela chorava muito e decidiu contar a ele porque estava la e pra que finalidade precisava do dinheiro ele pagou as horas como
combinado e assim nasceu uma amizade.

Dolores que já se denominava Dercy Gonçalves,contraiu uma tuberculose,tendo que se afastar dos palcos.Seu amigo Ademar Martins mesmo sendo casado pagou toda a internação e remédios de Dercy e ajudando ela num momento muito difícil a morte de seu marido Eugenio.
Depois de 2 anos que conhecera seu amigo Ademar,que dizia que a amava e tal,ela resolveu agradecer a ele e o que ele queria consegui,ela passou a noite com ele e assim nasceu sua única filha,em 1936,Dercimar.

Ademar descobriu que Dercy engravidou e, mesmo casado, decidiu assumir o filho
fora do casamento, e colocou Dercy em uma casa decente para se viver e ficou a ajudando nas despesas. Quando o bebê nasceu, Ademar registrou a criança, e as vezes ia visitar Dercy e a neném, porém não podiam morar juntos pelo fato dele ser casado. Um dia, porém, não apareceu mais, o que fez Dercy sofrer muito, além de ter que criar a filha sozinha. Ela, então, voltou a trabalhar em teatro.


Depois de mais ou menos três ano depois Ademar visita Dercy e diz que sumiu porque
estava muito doente,a ultima vez que Dercy o viu ele disse que só tinha 2 meses de vida e que iria comprar um apartamento para a filha Dercimar que não foi realizado pois ele morreu antes disso.


Sua especialidade era comedia improviso,nos anos 30 e 40 trabalhou no Teatro de revista Brasileiro.Na década de 1960 iniciou sua carreira solo,se apresentando em teatro e TV.Foi a atriz mais bem paga da TV Excelsior em 63,onde conheceu Boni,passando tempo depois para a TV Rio e já na TV Globo convenceu o executivo Boni a trabalhar junto de Walter Clark.De 1966 a 1969 apresentou um programa de Auditório de muito sucesso,Dercy de Verdade,saindo do ar pela censura da época.Em 1980 ela passou a ser jurada em programas populares como do Apresentador Silvio Santos e fazendo participações especiais em novelas da Rede Globo.

Em 1981,ela recebeu o Troféu Imprensa de melhor atriz da TV brasileira.

Em 1985,ganhou o Troféu Mambembe,numa categoria criada especificamente para
homenageá-la Melhor Personagem de Teatro.



Em 1991,foi enredo do desfile da Unidos de Viladouro ("Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo")na primeira apresentação da escola do carnaval do Rio de Janeiro,causando polémica ao desfilar com os seios a mostra.

Em 1994 Dercy ganha sua biografia escrita por Maria Adelaide Amaral,Dercy de Cabo a
Rabo
.



Em 4 de Setembro de 2006,aos 99 anos,recebeu o título de cidadã honorária da cidade
de São Paulo
, concedido pela câmara de vereadores desta capital.

Dercy morreu aos 101 anos, às 16h45, do dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.A causa da morte teria sido uma complicação decorrente de uma pneumonia comunitária grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória. O estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em memória à atriz. Encontra-se sepultada em sua terra natal em Santa Maria Madalena.

"Dercy de Verdade" é o título dado a minissérie sobre a vida da atriz, que também foi escrita por Maria Adelaide Amaral e direção de Jorge Fernando. A minissérie teve estréia no dia 10 de Janeiro de 2012 em 4 capítulos apresentada pela Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário