sexta-feira, 14 de outubro de 2011

È que foi sem querer querendo....

Ola meus queridos, estou aqui hoje pra sobre um menino pobre com roupas remendadas e uma vizinhança pra la de atrapalhada. Alguém sabe de quem estamos falando??Ele é o Chaves Chaves Chaves!!!!Bom assistir uma entrevista e uma apresentação muito boa da Maria Antonieta de Lãs Nieves, ou melhor, da Chiquinha. A idéia de fazer uma matéria especial veio em minha mente então,resolvi compartilhar com vocês essa minha fascinação.





El Chavo Del Ocho conhecido no Brasil por Chaves é uma serie de televisão mexicana criada por Roberto Gomez Bolaños(Chaves). A série estreou em 20 de junho de 1971 como um esquete do Programa Chespirito, produzido pela Televisión Independiente de México e transmitido no canal 8 do México. Em 1972, o canal transformou-se na atual Televisa e o programa se tornou uma série semanal com duração de meia hora, formato mantido até seu encerramento, em 12 de janeiro de 1992.


A série conta a história de um garoto órfão e muito humilde, que é conhecido como "Chaves". O garoto vive na periferia de uma grande cidade, e seu "esconderijo" é um barril localizado no pátio principal da vila de classe média baixa onde passa todo o seu dia. Lá, ele deve conviver com os moradores e vizinhos, com os quais sempre está envolvido em alguma situações. Através das mais variadas formas de comédia, a série aborda críticas sociais relativas à convivência entre vizinhos, satirizando atitudes genuínas com piadas rápidas e por vezes perspicazes a cada episódio. Segundo Bolaños, em entrevista ao livro O Diário do Chaves, lançado em 2006, o garoto havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, uma vez que não se sentia feliz lá. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, onde morava. Logo, ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8.


Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, foi o criador principal e a estrela do programa. Chamou Florinda Meza García para atuar no seriado, a Dona Florinda; Chespirito e Florinda Meza Garcia iniciaram um relacionamento em 1978. Chespirito contratou Ramón Valdés porque o havia conhecido há muitos anos,escalado para o papel de Seu Madruga . Carlos Villagrán era somente um fotógrafo amigo de Rubén Aguirre e foi a uma festa feita por ele. Carlos Villagrán deu um passo para a comédia ao inflar suas bochechas além do normal, e Rubén Aguirre contou a Roberto Gómez Bolaños sobre o talento oculto de seu amigo. Carlos Villagrán foi contratado rapidamente para o programa sendo o Quico filho de Dona Florinda.María Antonieta de Las Nieves era uma atriz que só havia usado a voz para dublagens e anúncios da Televisa. Ao ouvir sua voz, Roberto Gómez Bolaños pensou que era perfeita para o programa fazendo parte do elenco como Chiquinha filha de Seu Madruga.Os últimos a unirem-se ao programa foram Angelines Fernández, uma antiga atriz de telenovelas, como a Dona Clotilde,a bruxa do 71 e, Horácio Gómez Bolaños, o irmão de Chespirito, que nunca antes havia considerado a atuação; originalmente só ia supervisionar o programa como Godinez.

A série, em 1971 tinha apenas 20 minutos, mas em 1972 passou a ter episódios de meia hora, no canal 8. Esta foi a primeira temporada. Os primeiros programas foram compostos de um esquete no início, com Dr. Chapatin, El Chómpiras, ou um dos outros personagens de Chespirito, e dois curtos episódios do personagem principal.No final da segunda temporada, Maria Antonieta de las Nieves deixou o programa para cuidar de seu bebê recém-nascido. Com sua ausência se consolidaria o que para muitos foi uma das melhores duplas cômicas da história: Chaves e Quico.




A temporada de 1974 começou com Chaves e Quico como uma dupla "inseparável", incluindo Seu Madruga como o personagem adulto carismático. Durante essa época, as cenas na sala de aula começaram a aparecer, juntamente com outros personagens infantis como o Ñoño (o filho do Sr. Barriga, no Brasil, Nhonho) e o descontraído Godínez . De las Nieves, que havia saído no passado, voltou para a série em 1975. Sua volta marcou o período considerado o auge do programa. O trio inicial do programa foi refeito (Chaves - Quico - Chiquinha) e foram gravados os episódios considerados os melhores.

Quando Carlos Villagrán deixou o programa, foi explicado que Quico tinha ido morar com sua madrinha. "Ele não agüentava mais a gentalha", Dona Florinda explicou. Pouco tempo depois, Ramón Valdés também deixou a série, em solidariedade ao amigo Villagrán.,Chiquinha explicou que Seu Madruga saiu do país para procurar emprego no estrangeiro, e ele não voltaria até que ele ficasse milionário. Com isso, Chespirito achou melhor em 1979 acabar com o semanal, para fazer um programa onde a presença dos dois personagens não pesasse tanto. Além disso, em 1981, Valdés voltou para o elenco, depois de estrelar em alguns programas ao lado de Villagrán. No entanto, ele deixou novamente no final do ano.Veio a falecer em agosto de 1988.


Roberto Gómez Bolaños afirmou numa visita à Lima, no Peru, em 2008, que pensou em terminar a série El Chavo del Ocho num episódio em que Chaves morreria atropelado na tentativa de salvar uma criança, mas foi desencorajado por sua filha.O último episódio da série foi Aula de Geografia e não teve um episódio de despedida. Foram, ao todo, 290 episódios aproximadamente da série independente, e 420, incluindo as esquetes no programa "Chespirito". A Televisa cancelou suas gravações no final de 1979,afinal Bolaños estava velho demais para o papel de um menino de 8 anos.


Recentemente, foi produzido o desenho animado do Chaves, que foi exibido no Brasil pelo SBT a partir de 1 de janeiro de 2007. Até meados de 2009 já haviam ido ao ar duas temporadas, de 26 episódios cada uma, e uma terceira ainda era inédita no Brasil.

A personagem Chiquinha não aparece, pois María Antonieta de las Nieves, a intérprete original da garota sardenta e da Dona Neves, ganhou na justiça os direitos acerca dos personagens em um processo litigioso contra Roberto Gómez Bolaños. Mas a Chiquinha arranjou três substitutos: Pópis, Nhonho e algumas vezes Quico.

El Chavo alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como na Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros países. No Brasil é exibida pelo SBT desde 24 de agosto de 1984, e começou a ser exibida pelo Cartoon Network desde 1º de novembro de 2010.

Em 2011, o programa completou 40 anos ininterruptos de exibição na televisão. No mês de julho do mesmo ano, a série ganhou uma homenagem no Festival SBT 30 Anos, onde foi desvendado o mistério dos famosos "episódios perdidos", que não foram exibidos por falhas técnicas nas fitas, o que deixou os fãs na expectativa de que a emissora os remasterizasse e os apresentasse na programação. Após a exibição do especial, a diretora artística do canal, Daniela Beyruti, avisou pela rede social Twitter que o SBT iria requerer à Televisa os "episódios perdidos" do programa. No dia 6 de julho de 2011, a direção do SBT, através do telejornal SBT Brasil, confirmou oficialmente que os episódios perdidos começariam a serem exibidos a partir do mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário