quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma vida Desventurada

Ola pessoas estou aqui pra falar hoje de algo que eu gosto muito que é de livros. Bom mas que livro você vai falar hoje May-Chan?Vou falar de Desventuras em Serie(A Series of Unfortunate Events),para os mais íntimos somente DES.È uma serie de 13 livros de Lemony Snicket(heterônimo de Daniel Handler). Uma adaptação para o cinema dos três primeiros livros da série foi lançada no dia 14 de dezembro de 2004. O primeiro livro da série foi lançado em 1999 nos EUA pela HarperCollins.





A série narra as aventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, é uma inventora e tem catorze anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem doze anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a caçula, é uma menininha de três anos que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos (sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série). A história parte do momento em que as crianças são informadas de que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças vão viver sob tutela de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram.

Em cada livro as crianças são levadas a um novo tutor excêntrico; o Conde Olaf sempre os acha onde quer que estejam, aparecendo em disfarces ridículos com um plano diferente para roubar a fortuna das crianças. Aparentemente, os únicos que não são enganados pelos disfarces são os Baudelaire. A série segue nesse formato até o sétimo livro, quando os papéis são trocados, e do livro oitavo ao decimo primeiro as próprias crianças usam disfarces e são perseguidas pela polícia, após serem falsamente incriminadas pelo Conde Olaf.

A partir do quinto livro da série as crianças vão descobrindo o segredo que envolve suas vidas e a vida e morte de seus pais. Neste livro, as crianças são enviadas a um internato, onde conhecem os irmãos Quagmire, que também perderam os pais e um irmão em um incêndio. Nos próximos livros as crianças vão compreender que os incêndios não foram mera coincidência, e eventualmente descobrem que seus pais faziam parte de uma organização, a C.S.C., junto com vários de seus guardiães.

Os irmãos são perseguidos pelo infortúnio aonde vão, mas ocasionalmente algo bom lhes acontece, e eles frequentemente encontram pessoas boas e bem-intencionadas. No fim os Baudelaire têm de contar com suas forças e um com o outro para desvendar o mistério e finalmente encontrar um lugar que possam chamar de lar.

Cada um dos irmãos tem um dom distintivo que os ajuda frequentemente em situações difíceis. Violet sempre cria invenções para ajudá-los, Klaus sempre fornece informações de livros, e Sunny tem dentes afiados que podem morder qualquer coisa. Nos livros finais, Sunny aprende a cozinhar à medida que começa a desenvolver dentes normais, e cozinhar se torna sua habilidade principal. Sunny originalmente falava em palavras únicas, que por vezes continham indicação do significado, faziam referências culturais (no décimo livro, ela diz "Matahari", o que é traduzido como "Se eu ficar, posso espiá-los e descobrir."), ou eram de outras línguas, mas eventualmente ela aprende a falar em frases completas.






A maioria dos livros na série se inicia aproximadamente no ponto onde o livro anterior terminara, e as tramas dos primeiros sete livros todas seguem o mesmo padrão básico: cada livro tem treze capítulos (à exceção de O Fim, que tem 14, resultando em 170 capítulos no total) e introduz um novo local onde os Baudelaires conhecem um novo tutor, que costuma ter um nome literário. O local onde se passa a história de cada livro é normalmente identificado pelo título. A respectiva habilidade especial de cada órfão é posta em prática em algum ponto da trama; Violet sempre tem algo a inventar, Klaus sempre acha uma biblioteca onde pode fazer pesquisas, e Sunny sempre tem algo a morder (ou, nos livros posteriores, cozinhar, quando desenvolve suas habilidades culinárias). A exceção é Serraria Baixo-Astral, no qual Violet e Klaus invertem os papéis, ele sendo o inventor e ela a pesquisadora.

No fim de cada livro, há uma carta ao editor, que lhe explica como receber o manuscrito do próximo livro. Snicket está escrevendo do local onde se passa o próximo livro e revela seu título. Snicket também observa que os editore terão acesso a vários objetos junto com o manuscrito, todos eles tendo algum impacto na história do livro por vir. Nos primeiros três livros, as cartas são em papéis ordinários. No entanto, a partir do quarto livro (que anuncia o quinto) cada carta tem uma característica específica a ver como o próximo livro, como bordas rasgadas, material de escrita elegante, papel encharcado, ou forma de telegrama. As cartas mudam dramaticamente a partir da que fala de O Espetáculo Carnívoro (presente no livro oitavo). Esta carta é rasgada em pedaços, e só alguns restam, um deles mostrando o título. O restante das cartas é difícil de ler, e algumas não mostram o título em absoluto. No final de ‘’O Espetáculo Carnívoro’’, várias palavras não estão visíveis; Lemony Snicket diz que a máquina de escrever está ocasionalmente congelando devido ao ar frio das Montanhas de Mão-Morta. A carta sobre ‘’A Gruta Gorgônea’’ tem tinta molhada. No fim de ‘’A Gruta Gorgônea’’, há várias cartas e cada uma está rasgada pela metade. A carta (escrita em um guardanapo) sobre o ultimo livro da série diz simplesmente: “Ao meu amável editor: o fim está próximo”. Respeitosamente, Lemony Snicket. Sem revelá-lo explicitamente, Snicket mostra o título do útimo livro.

Os livros da série são destinados principalmente a crianças, mas são escritos tendo também leitores adultos em mente; a série tem diversas referências mais facilmente compreendidas por adultos. Muitos dos nomes de personagens fazem alusão a outras obras de ficção ou a pessoas reais.

Por exemplo, nome dos órfãos Baudelaire é uma referência a Charles Baudelaire, e os nomes de Klaus e Sunny vêm de Claus e Sunny von Bülow, enquanto o nome do sr. Poe é uma referência provável a Edgar Allan Poe (seus dois filhos se chamam Edgar e Albert). Curiosamente, Charles Baudelaire conheceu Edgar Allan Poe, e Allan morreu de uma doença de tossir sangue, enquanto uma característica memorável do sr. Poe ao longo da série é sua tosse severa. Além disso, a maioria ou todos os habitantes da ilha no último livro da série têm nomes de personagens da peça A Tempestade, de William Shakespeare. No quinto livro com o vice-diretor Nero, uma provável referência ao imperador romano homônimo, que, reza a lenda, tocou violino enquanto Roma era incendiada. Outra possível alusão é feita a Isadora Duncan (precursora da dança moderna) nos nomes dos trigêmeos Isadora e Duncan Quagmire.

Livros:




1

The Bad Beginning

Mau Começo

2

The Reptile Room

A Sala dos Répteis


3

The Wide Window

O Lago das Sanguessugas


4

The Miserable Mill

Serraria Baixo-Astral


5

The Austere Academy

Inferno no Colégio Interno


6

The Ersatz Elevator

O Elevador Ersatz


7

The Vile Village

A Cidade Sinistra dos Corvos


8

The Hostile Hospital

O Hospital Hostil


9

The Carnivorous Carnival

O Espetáculo Carnívoro


10

The Slippery Slope

O Escorregador de Gelo


11

The Grim Grotto

A Gruta Gorgônea


12

The Penultimate Peril

O Penúltimo Perigo


13

The End

O fim


  • Livros extras:
    • Lemony Snicket: Autobiografia não Autorizada
    • Cartas para Beatrice The Beatrice Letters - Ainda não publicado no Brasil
    • Raiz-forte: Verdades Amargas que Você Não Pode Evitar
    • 13 Segredos Chocantes que Você vai Querer nunca ter sabido sobre Lemony Snicket(13 Shocking Secrets You'll Wish You Never Knew about Lemony Snicket)

O filme


Lançado em 17 de dezembro de 2004,baseado nos tres primeiros livros da serie,Mau Começo,A Sala dos Repteis e O lago das Sanguessugas.Apesar de que,a historia não é na sequencia como no livro.Um exemplo,no começo do filme é referente ao Mau Começo,depois segue-se A Sala dos Repteis,depois O Lago das Sanguessugas,voltando novamente para Mau começo.A historia segue-se um pouco confusa pois no filme existe um luneta dourada que é passada para aos irmaos,sendo que nos livros não existe esse fato.O filme ganhou o Oscar em 2004 na categoria de melhor maquiagem,recebeu tres indicações,nas categorias de melhor direção de arte,melhor figurino e melhor trilha sonora.E recebeu uma indicação,na categoria de melhor vilão(Jim Carrey) no MTV Movie Awards 2004.





Elenco

  • Jim Carrey.... Conde Olaf
  • Meryl Streep.... Tia Josephine
  • Jude Law.... Lemony Snicket (voz)
  • Emily Browning.... Violet Baudelaire
  • Liam Aiken.... Klaus Baudelaire
  • Kara & Shelby Hoffman.... Sunny Baudelaire
  • Timothy Spall.... Sr. Poe
  • Billy Connolly.... Tio Monty
  • Catherine O'Hara.... Justice Strauss
  • Deborah Theaker.... Sra. Poe
  • Cedric the Entertainer.... Policial
  • Jennifer Coolidge.... Integrante da trupe do Conde Olaf
  • Luis Guzmán.... Integrante da trupe do Conde Olaf
  • Dustin Hoffman.... Crítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário