segunda-feira, 31 de outubro de 2011

De Donkey veio Kong

Ola pessoas,quem diria que o simpatico Donkey Kong ja teve coragem,não so coragem como o proprio ato,de raptar uma pobre e linda donzela indefesa e atirar barris e bananas em um baixinho carpinteiro?Sim esse foi o começo de sua jornada sendo o inimigo de Mario em sua primeira aparição.Mas deixa eu ver se intendi May-Chan,Mario não é um encanador?Essa resposta eu vou deixar para outro post.

Donkey Kong é uma série de jogos eletrônicos de Shigeru Miyamoto que gira em torno do personagem Donkey Kong, sendo o primeiro jogo da série lançado em 1981.Originalmente vilão de um jogo para arcade de mesmo nome, no qual o jogador deveria salvar Pauline raptada pelo gorila. O jogo foi um enorme sucesso e acabou por dar origem ao famoso mascote da Nintendo, Mario. A história do jogo é que Jumpman (Mario), foi mau a seu gorila de estimação, e este roubou sua namorada e subia as escadas com ela.

Em 1982, a Universal Studios processou a Nintendo por achar Donkey Kong muito parecido com King Kong, sem saber que King Kong já entrara para domínio público. Foi considerado um dos grandes vacilos da história dos video jogos.

Donkey tornou-se herói em Donkey Kong Jr., onde o seu filho vai salvá-lo de Mario (personagem principal no jogo anterior). Em Donkey Kong 3, Kong invade uma estufa e é perseguido pelo seu dono.

Em 1982, o jogo Donkey Kong foi lançado para Atari 2600 através da Atari e da Coleco e no ano seguinte, lançaram Donkey Kong Junior para a mesma plataforma.


Em 1994, a Nintendo resolveu pedir à produtora de jogos britânica Rareware (também conhecida como Rare), para fazer um novo jogo de Donkey Kong. Em 1994 apareceu assim Donkey Kong Country, considerado um salto no mundo dos video jogos. O jogo, produzido para o console SNES, apresentava gráficos jamais vistos numa plataforma de 16 bits. Nos dois anos seguintes foram lançadas duas sequências: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble, respectivamente.

Os jogos foram levemente adaptados na série Donkey Kong Land para Game Boy e Game Boy Advance.Em 1999 foi lançado outro título da série, desta vez para a Nintendo 64, Donkey Kong 64.Hoje os direitos estão novamente com a Nintendo, já que a Rareware passou a fazer parte da Microsoft Game Studios.


Em 2003, a Nintendo lançou o jogo Donkey Konga, estrelando Donkey Kong que desta vez não correrá, pulará ou esmagará Kremlings. O jogador deve batucar no bongo-controller na altura certa que os ícones passam na tela ao ritmo da música. O jogo causou tanto sucesso que deu origem a um sucessor, Donkey Konga 2 e, futuramente, Donkey Konga 3. Um outro jogo, de plataformas, controlado pelos bongos chamado Donkey Kong: Jungle Beat para Game Boy Advance também foi lançado.

Em 2010, a Nintendo com a Retro Studios, lançou Donkey Kong Country Returns. Neste, foi feito modificações como a ausência dos répteis e fases sob a água. Nele, o jogador deverá salvar as bananas roubadas pela Tiki Tak Tribe. O jogo foi bem recebido pela crítica e pelo público.

Considerando todas essas afirmações, pode-se dizer que a série DKC foi uma das maiores marcas no universo dos games, sendo lembrado como uma das mais importantes séries do mundo.

Donkey Kong Country foi um desenho animado feito numa produtora francesa.Durou 40 episodios de 1997 a 2000,foi exibido no Brasil pela rede Record.Os personagens da série se dividem em dois grupos: os símios, como Donkey Kong, fazem parte da "Família Kong", e se unem para ajudá-lo; e os não-símios, que podem ser inimigos, como os Kremlings, ou amigos de Donkey Kong.

A série Donkey Kong Country criou toda uma família Kong, a começar por Cranky Kong, avô de Donkey Kong e é o Kong "original" que lutara com Mario no arcade. Cranky é casado com Wrinkly Kong. Em DKC Donkey Kong tem a ajuda do amigo Diddy Kong, que em DKC2 vai resgatar Donkey com a namorada Dixie Kong. Dixie estrela DKC3 junto com Kiddy Kong. Há também o mecânico Funky Kong e os amigos Tiny Kong ,Chuncky Kong e Lanky Kong de DK64. Todos os outros Kongs que aparecem nos jogos ainda não têm relacionamento comprovado.




Curiosidades:

* Existe uma lenda urbana que diz que o primeiro nome Donkey Kong é uma má-tradução de monkey (macaco). No entanto, a verdade é que Miyamoto escolhera donkey (jumento) porque representa a "estupidez do macaco".

* Diddy Kong é primo de Donkey Kong.

* Cranky providencia dicas (e alívio cômico).

* Candy opera os pontos de gravação ao redor da ilha, e Funky oferece meio de transporte. Também apoiando Donkey Kong em certas ocasiões estão vários 'colegas animais' (o rinoceronte Rambi, a avestruz Expresso, o peixe-espada Enguarde, o sapo Winky, e o papagaio Squawks), cada um com habilidades diferentes.

* Donkey Kong Country contou também com uma trilha sonora popular lançada em CD sob o título DK Jamz. Os compositores Robin Beanland, Eveline Fischer e David Wise colaboraram neste conjunto de jungle music. A composição diversa consiste em mais de 20 faixas


Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest

*Diddy é namorado de Dixie, ela pode planar se tornando assim uma das favoritas da série.

*King K. Rool (agora como Kaptain K. Rool) sequestra Donkey Kong. Ele só irá libertá-lo se a família Kong entregar a reserva de bananas de Donkey Kong para ele.

*Moedas Banana, que são moedas com um desenho de uma penca de bananas: use-as para comprar informações e ajudas dos Kongs no jogo.

*Os níveis de bônus estão mais detalhados, sendo que quando você completa-os ganhará "Kremkoins", moedas com o desenho do rosto de K. Rool: colete quinze moedas para habilitar uma fase do Mundo Perdido.

*Outra inovação são as "Moedas DK", moedas gigantescas com um "DK" estampado: use-as para aumentar seu status como herói de videogame no final do jogo.

Trilha Sonora:

A trilha sonora é considerada pelos críticos como uma das trilhas sonoras mais belas criadas para o SNES. A trilha sonora foi composta inteiramente por David Wise e foi lançado no mesmo ano do lançamento de jogos (1995), em 1 de outubro. A trilha sonora da série foil bam recebida criticamente.


Companheiros novos:

*Rattle é um dos amigos dos macacos, È uma cobra e, é nova na série. Permanece com a maior parte do tempo com a corpo enrolado em espiral. Sua habilidade é o pulo, que pode chegar a grandes alturas. Também pode ser cavalgada.

*Squitter: Outro companheiro novo. Squitter é uma aranha que usa tênis (Supostamente por sua aparência de um modelo Converse/All Star). Seu ataque são jatos de teia que podem ser usados para atacar os inimigos ou criar plataformas. Também pode ser cavalgada.

*Flapper: Esse papagaio é azul, aparece no quinto mundo (Gloomy Gulch), na quarta fase (Parrot Chute Panic). Ele ajuda os Kongs tomarem cuidado com as abelhas, mas não cospe ovos como o Squawks.

Versão para GBA

Em 2004, um remake para GBA foi lançado, contendo vários mini-jogos, um chefe extra (o gigantesco crocodilo Kerozene), músicas remixadas e gráficos mais brilhantes. Porém, essa versão recebeu notas mistas devido ao fato do tom mais escuro ter sido cancelado e a Ilha do Crocodilo não explodir como aconteceu na versão original.

Finais

Em DKC2, existem dois finais, sendo o primeiro mais comum, derrotando o Kaptain K.Rool em sua aeronave e o segundo o final verdadeiro, que você só consegue tendo todas as 75 Kremkoins e 40 moedas DK e derrotando o Kaptain K. Rool em Lost World. Geralmente você consegue primeiro o final comum para depois ver o verdadeiro, onde em Lost World, K. Rool aparece novamente ao se pensar que ele estava morto.



Donkey Kong Country 3 Dixie Kong's Double Trouble!

Mundos:

* Cotton-Top Cove: Um lago cheio de cachoeiras. Seu chefe é Squirt, um gigantesco monstro com cara de caranguejo que se esconde atrás de uma cachoeira. Na versão de SNES, ao ser derrotado, Squirt só fecha os olhos e cospe o ski, mas no remake pra Game Boy Advance, mostra Squirt cair e a cachoeira secar.

* K3: Uma montanha de neve possui uma cachoeira e também uma fábrica. O nome da fase é uma referência à 12ª montanha mais alta da Terra, Broad Peak (originalmente chamada de K3). Seu chefe é Bleak, um boneco de neve robótico.

* Razor Ridge: Uma cadeia montanhosa cheia de cavernas e penhascos. Também possui um pequeno lago e dois teleféricos, operados pelos ursos Benny e Björn. Seu chefe é Barbos, um ouriço-do-mar gigante. Na versão para Game Boy Advance do jogo, Barbos foi remanejado para um novo mundo chamado Pacifica. O Kraken Kroctopus ficou em seu lugar.

* Pacifica: Presente somente no remake para Game Boy Advance, este mundo se ambienta numa gigantesca área aquática com alguns canos e uma floresta. Seu chefe é Barbos.


Kongs

Cranky Kong: aparece somente na tenda de jogos de Swanky, onde compete com você num jogo de "Acerte o alvo". Ao contrário de como fazia nos dois jogos anteriores, não dá nenhuma dica ou aviso. No remake para Game Boy Advance, ele tem um mini-jogo para si próprio, chamado "Dojo do Cranky".

Funky Kong: ao contrário de operar aviões como nos jogos anteriores, o Kong surfista agora possui uma oficina de barcos e é quem dá a Dixie a idéia de levar Kiddy consigo no início do jogo. Na versão para Game Boy Advance, além de construir os barcos, ele possui quatro mini-jogos, de nome "Destruir", "Desarmar", "Proteger" e "Correr".

Swanky Kong: O irmão de Donkey agora tem uma tenda ambulante de jogos, onde, ao vencer Cranky, o jogador ganha vários prêmios, como bananas e Moedas de Urso. Na versão para Game Boy Advance, Swanky possui um jogo de realidade virtual no qual o jogador deve coletar o maior número de estrelas para ganhar um Pássaro-Banana.

Wrinkly Kong: Mais uma vez, Wrinkly retorna com a função de salvar o jogo. Mas agora ela não dá conselhos, só fala algumas coisas que não tem muita utilidade. Na versão para Game Boy Advance, como se pode salvar o jogo diretamente, todas as cavernas de salvamento de Wrinkly foram substituídas pelo "Dojo do Cranky".


Os Pássaros-Bananas

São pássaros estranhos que, voando, parecem bananas voadoras (por isso o nome). Como dito por Bramble em certo ponto do jogo, eles possuem certas propriedades mágicas. Foram aprisionados por K. Rool em cristais dentro de cavernas para que não atrapalhassem sua conquista do Kremisfério Norte. Eles devem ser libertados para acumularem poder suficiente para libertar sua mãe, aprisionada por um feitiço mais forte. Assim, o jogador poderá habilitar o primeiro final secreto (o segundo poderá ser habilitado obtendo 105%, fato possível somente usando um código). Os pássaros-banana presos nas cavernas só poderão ser libertados após o jogador repetir a combinação de botões (X,Y,A e B) dada, similar ao jogo genius.


Bandeiras

Ao chegar ao final de cada fase a bandeira não tem cor, mas ao puxá-la ela toma a cor da roupa do macaco que a puxou: azul (Kiddy), rosa (Dixie), verde (Kiddy, no Player 2) ou roxa (Dixie no Player 2).

*Quando a bandeira hasteada está levantada significa que todos os bônus da fase foram pegos.

*Quando a bandeira hasteada está abaixada significa que ainda não foram pegos todos os bônus.

*A flâmula amarela significa que a moeda DK foi pega.

*Além de a bandeira estar levantada há ainda outro sinal que todos os bônus foram pegos: uma exclamação (!) aparece no final do nome da fase.

Um comentário: